quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Rawson-Chubut




Esse foi o meu 2º QSO confirmado.Realizado no inverno de 1991 na frequência de 27.335 mHz,USB com o extremo sul do continente.A cidade de Rawson, província de Chubut na República Argentina.


É inimaginável a alegria e a surpresa de realizar-se um contato assim, principalmente para o meu ceticismo em relação a um equipamento tão pequeno e simplório realizar tal prodígio.
Esse contato foi realizado com uma antena dipolo ¼ de λ de alumínio,e o RTX era um Pres.McKinley,nada mais.

A partir dali começou-se a desenhar novos horizontes e pretensões radioamadorísticas cujo, literalmente,o céu era o limite ou seja a propagação .Pois dependemos dela para que isto ocorra.Não adianta ter o melhor RTX ou as melhores antenas,acoplamento,amplificadores lineares,etc.Se não tiver propagação aberta, nenhum QSO será realizado,principalmente os DX .
Hoje,quando posto esse registro,lembro do meu amigo José Condor Primeiro,que me possibilitou essa alegria do QSO e a sua confirmação me trouxe alegria maior quando a recebi e relembro com gratidão ,depois de tanto tempo passado,desse nosso contato.Pois muitos ,mesmo mandando dólares para postagem ,jamais remeteram suas confirmações o que nos deixa pesarosos e decepcionados com o ser humano. Pois se diante de coisa tão pequenas eles se portam assim,como se comportam diante das grandes.

VY ‘73

PU5 JAT /3PG 001 / Stz Tirolese

Jaques

Nenhum comentário:

Postar um comentário