sábado, 19 de fevereiro de 2011

Benim - Republique du Bénin -Bembéréké



O nosso primeiro QSO com o Bénin ocorreu em 1993.Em 16 de janeiro,confirmado com QSL Card de 12/02/1993 com Op.Nicolas Schaffner na Freqüência de 27.850 USB ,na localidade de Bembéréké,para ele também o primeiro QSO com o Brasil


A TV escola exibiu um grande documentário sobre o Benim ou Republique du Bénin.Assistimos a alguns reprises desse documentário,mas nunca conseguimos uma cópia,se alguém tiver uma cópia ou meios para adquirir,por favor entrem em contato conosco,ficaremos agradecidos.u5jateixeira@gmail.com
Achamos curioso e fascinante esse documentário e esse povo que foi repatriado no século XIX,retornando as suas raízes que ao invés de guardar rancor do Brasil, eles o idolatram e falam dele com orgulho.Veneram a nossa bandeira e conservam os costumes levados do Brasil do século 19.Eles representam cerca de 10 % da população do Benim

Superficie : 112 620 km² População : 8 662 000 hab. Capital : Porto-Novo

Cidades : Cotonou, Djougou, Parakou, Natitingou, Abomey

Fronteiras:Togo, Burkina Faso, Niger, Nigeria

Religião: Animistas (60%), musulmanos (25%), cristãos (15%).

Lingua oficial: Francês e dialetos locais

Moeda: Franco CFA


O Brasil - durante o período que usou a mão-de-obra escrava, entre os séculos XVIII e XIX,vinda da África ,sobretudo do Bénin, principal origem de escravos destinados ao Brasil. Uma grande parte desses escravos era de etnia nago (yoruba), na região sudeste do Bénin.
Eles se vestem conforme o modelo brasileiro do século XIX ,não usam as roupas estampadas e coloridas da população nativa .
Embora eles estejam integrados a sociedade local,falando o francês, eles se acham diferentes deles,não tão somente quanto a roupa e a língua mas a própria cultura e conhecimento técnico levado do Brasil.;também em relação a educação familiar,que ainda recebem nos moldes brasileiros do século XIX,quando foram repatriados.Ele não se consideram brancos,nem se consideram negros,como a população local,eles são "AGUDÁS",e se autoplocamam intermediário entre o Branco e o Negro.Fazem questão de se vestirem diferentes da população nativa e dizerem que são descendentes dos brasileiros. Embora,a população nativa entendam que os AGUDÁS são apenas "descendentes de escravos repatriados.Mas,de fato e de direito as diferenças são mercantes e visíveis não estão tão somente nas roupas,e no momento atual e sim desde o princípio do repratiamento :nas artes e ofício que levaram consigo, quando voltaram pra África.Eles saíram daqui com habilidades e práticas das diversas profissões em que serviram aos seus senhores.Alfaiates,Sapateiros,pedreiros,padeiros,etc.etc.E dado a essas habilidades e ofício que se destacavam da população atrasada, eles foram contratados com construtores,alfaiates,moveleiros,etc.


Mesquita de Porto Novo-Bénin
Até construíram uma mesquita em Porto Novo. Como eles nunca tinham visto uma Mesquita;No Brasil do século 19 não existiam mesquitas,só conheciam as igrejas de arquitetura barroca ,não tiveram dúvidas,construíram uma igreja católica e colocaram ao lado os minaretes que configuram a construção, como Mesquita.

Agudá - Porto Novo
O vice-rei da cidade beninense de Uidá, Chachá 8º, Mitô Honorê Feliciano Julião de Souza, o Chachá 8º, vice-rei da cidade de Uidá, está investindo em projeto para atrair brasileiros para conhecer a história dos agudás. O vice-rei da cidade de Uidá está construindo um palácio,que será usado como hotel para oferecer aos turistas interessados em conhecer a história do povo AGUDÁ.


"Agudás: O Brasil no Benin" A BBC fez uma série sobre o assunto,a TV escola,também fez uma extensa reportagem sobre o assunto onde mostra o orgulho desse povo oriundo dos escravos dali retirados e que voltaram ou foram ,por desejo próprio, repatriados .
Eles não mestiços de brasileiro com afirma a reportagem da BBc eles são brasileiros “jus soli” que quando obtiveram a liberdade voltaram pra casa

Leia mais aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agud%C3%A1s
http://www.revistacontinente.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1393
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2003/030214_agudas11cs.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário