sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Urogallo-Gallo Cedrone-Auerhahn


UroGallo- (Tetrão urogallus)
É uma espécie de ave galiforme da familia Phasianidae. Encontram-se distribuído em boa parte da Europa boreal ou nórdica(Escandinávia, Báltico,Russia) e em enclaves da montanha nas zonas temperads como Alpes,l Jura(França).
Biologicamente é considerado um fóssil vivo, una verdadeira relíquia da era Glacial;pois a partir da última glaciação,isolou-se na Europa e regiões montanhosas mais altas e frias .

Em 1979 a Espanha proibiu a sua caça e ele se tornou uma espécie protegida por lei.
Na época de reprodução, o macho emite gritos ruidosos ao amanhecer e ao anoitecer,dos lugares mais elevados para atrair as fêmeas.Devido a esse gritos ficou conhecido pelo nome de UROGalo,galo que emitia o som semelhante ao URO,espécie de boi extinto.

É um espécime muito astuto e de difícil caça,fora da estação de acasalamento.Porem durante essa época ele,usa como atrativo de acasalamento o seu canto, esquecendo completamente o risco a que se expõe e que o protege durante o resto do ano.É justo nessa época que os caçadores se aproveitam para caçá-lo
Na BieloRussia a sua caça é legal e permitida em uma curta temporada primaveril de 05 a 25 de abril.A técnica para caçá-lo,consiste e aproximar da ave,no ritmo, que essa emite os seus chamados que dura 2 segundos.Durante esse momento ele tem a audição diminuída que o protege dos caçadores e esses se aproximam,cautelosamente,a cada dois ou três passos por vez, até está próximo o suficiente para abatê-lo.O galo chega a emitir até 200 chamados,o que facilita sua localização.

Nesse site,pode-se agendar um safári para Urogalo :http://www.hunting-poland.net/81/5/Cazas/caza-urogallo-Belorusia.html

A primeira vez que ouvi falar do Urogalo foi em março de 1993,quando estabeleci um QSO com o principado de Astúrias com a estação de Juan José -30 AT-185,da cidade de Candas ,no Principdo de Astúrias.Nessa época não tínhamos as facilidades de pesquisas com a WEB hoje,mas assim mesmo nos diversos QSOs que estabelecemos com a Espanha e França ouvimos falar desse galináceo selvagem.
O Grupo de DX “ URO International DX Citezen Band Group”baseado em Oviedo-Espanha,tinha nessa época alguns membros também no Brasil.

Gallo Cedrone(Ita)
Grouse(Ingl)
Auerhahn(D)
Tétras(francês)
Tetraz(BR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário