sábado, 29 de janeiro de 2011

L' Adrar-Atar Mauritania Radioamadorismo



L’Adrar (Mauritania)

Adrar Capital:Atar
População 69.542 habitantes (Censo2000)
Área215.300 km²Densidade0,32 hab/km²

Adrar(sul de Atar)
Outras cidades importantes da região são Choum, Chinguetti e Ouadane.
Limites
A região faz fronteira a oeste com o deserto do Saara e a região de Inchiri; ao norte coma região de Tiris Zemmour; a leste com Mali e a região de Hodh ech Chargui e a ao sul com as regiões de Trarza e Tagant.
Adrar está dividida em departamentos:
Aoujeft,Atar ,Chinguetti



L’Adrar

‎Queremos acreditar que L’Adrar venha de “Adro” grande e espaçoso como as dimensões que se experimenta,além do silêncio,quase absoluto dos desertos,onde parece que o firmamento está mais perto.Quase podemos tocar a face de Deus; e as suas estrelas são tão próximas e brilhantes que ofusca o brilho da lua;as suas estrelas são estradas cintilantes que guia os peregrinos nas suas intermináveis caravanas.

A Mauritania ,o deserto da Mauritânia, tem uma beleza incomum ,primitiva presente nas suas dunas que se movimentam como as tribos nômades que habitam suas areias, com seus ventos ora frios ora causticante que fazem os viajantes cansados ver as miragens das virgens sensuais prometidas, nos seus oásis; onde há leite , mel , tâmaras e figos a fartar .Lugares misteriosamente guardados que se abrem, com as palavras certas e mágicas dos contos das mil e uma noite,num abre-te sésamo,das emoções em suspenso e singulares protegidas sob as suas areias dos olhos e cobiças estrangeiros.Onde os convidados saboreiam leite de camela adoçado com mel e abrem-se o figo como se tira as pétalas de uma flor: lento e delicadamente e depois se entornam um mel claro e cristalino, como as suas noites,o tornando uma iguaria de sabor incomparável e inolvidável .
Nos desertos espaçosos, nos habituamos ao silêncio a aprendemos a comungar com eles. O nomadismo nos torna simples e acolhedores como numa irmandade,onde um gesto amigo pode significar a sobrevivência.Ali podemos ver a beleza de um chacal em caça , nos deslumbrar como uma rara flor nos seus desertos ou ficar absorto com o por de sol nas suas infidáveis dunas de areia,num mistério de final de tarde e até nos deslumbrar com suas noites estreladas,pensando que algumas delas se acendem ,cintilam e brilham só para nós Podemos participar de uma roda,em volta da fogueira,onde não dizer uma única palavra pode significar muito mais que desperdiçá-la inutilmente.
Aprendemos que beleza do deserto não está apenas na vastidão de seus espaços ilimitados,está também nas suas dunas,na sua gente,nas suas estrelas,nos seus oásis,na interação e sobrevivência a viagem para além dessas areias, que parece não ter fim...! Aqueles que têm sensibilidade para aprender,sobrevivem...
Em meio a essa imensidão,o peregrino pensa:Se o SENHOR não tivera ido em meu auxílio, a minha alma quase que teria ficado no silêncio. Salmos 94:17



MeusAmigos da Mauritania
66AT101 Alain
66 SV Jacques,

Tivemos um QSO em nov de 1992,desde de Atar na região de L’Adrar na Mauritânia
Jaques disse-nos que estava a 450 km a nordeste de Atar(capital) no deserto de areia e rochas.Sem telefone e as correspondências demoravam cerca de três semanas para França,e que estava por dois anos distante da família e pedia que endereçasse a resposta para ALBI(dep 81)France, onde tinha a mulher e filhos.



Chèr Ami Jacques e Alain,
Quem sabe podemos nos reencontrar através do Echolink ou através da WEB

À la Prochaine fois
Votre ami du Brèsil.
Jaques-3PG001/ PU5JAT

Nenhum comentário:

Postar um comentário