segunda-feira, 29 de março de 2010



A velocidade da luz no vácuo,
simbolizada pela letra c, é definida como 299 792 458 metros por segundo,
o mesmo que 1 079 252 848,8 quilômetros por hora.
O símbolo c origina-se do Latim celeritas, velocidade .
A velocidade da luz em um meio material transparente, tal como o vidro
ou o ar, é menor que c, sendo a fração função do índice de refração do meio
.

As ondas eletromagnéticas são compostas por dois campos: elétrico e magnético e a esses campos devem-se a sua polarização ou condução dessa onda de forma horizontal ou vertical que variam em fases(ou graus).Esses campos eletromagnéticos se propagam em qualquer material dielétrico, como uma velocidade maior ou menor de acordo com a densidade do campos. Nos meios dielétricos mais densos a velocidade de propagação é menor,onde torna-se obvio que, nos meios menos densos a propagação é maior.

Refração das ondas eletromagnéticas ocorre quando estas mudam o sentido de direção e isso se dá em função do comprimento dessa onda. A propagação em meios diferentes, dieletricamente, terá índices de refração e reflexão também diferentes. A teoria geral de propagação das ondas eletromagnéticas afirma haver uma situação limite para refração das ondas “Existe uma situação limite para a refração onde um raio incidente com um determinado ângulo, menor que 90° , conhecido como ângulo crítico, implica num raio refratado que se propaga paralelamente na interface entre os dois dielétricos. Qualquer raio incidente com um ângulo superior ao ângulo crítico não será mais refratado, mas será refletido totalmente”.
Empiricamente, todos sabemos que nos dias nublados,”teto” baixo, a reflexão das ondas é muito mais curta e encontramos aquelas raridades de QSOs,chamados “moscas brancas”.Já nos dias claros,”céu de brigadeiro” fazemos esses QSOs a longa distância.

Reflexão ocorre quando a onda sofre a interferência de obstáculo irá continuar sua propagação, porém em sentido contrário e com a mesma intensidade. Isso ocorre devido à lei da Ação e Reação. Se a emissão desse sinal for angulado, propositadamente ,como sabemos dos efeitos das transmissões usando a lua como reflexão,ou até mesmo das tacadas nas bolas nas mesas de snooker ou por similaridade temos os disparos de morteiros onde a inclinação ou angulação do morteiro pode determinar a ação ou queda do projétil .

Difração: A difração é a propriedade que a onda possui de contornar o obstáculo e se propagar. Imaginem dois indivíduos, separadas por um muro, conversando. Neste caso, parte dessas ondas são refletidas,parte delas são refratadas ou passam pelo muro, com intensidade menor. Então como a pessoa do outro lado do muro escuta o que a outra diz? Isso ocorre devido a difração. Quanto maior o comprimento da onda, mais fácil será sua difração. Nos casos de ondas muito pequenas, estas provavelmente não conseguirão se difratar.Como exemplo em 160 m ou 80 metros a difração é muito maior do que em 23 cm.
Embora uma dipolo posicionada horizontalmente emita uma onda horizontal; no campo eletromagnética as ondas se propagam seguindo as variáveis dielétricas alterando, portanto, essa propagação.E tal como as ondas do mar com sua “crista” mais alta, quebra e recomeça gradativamente assim se também comporta as ondas eletromagnéticas na condução dessas transmissões .Portanto creio que as antenas de polaridade circular sejam ,seguindo esse raciocínio,as que melhor rendimento apresentam. Mais informações aqui:
http://www.qsl.net/py4zbz/antenas/polarizacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário